Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 10h35 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 11h15 | Acessos: 1611

Em janeiro de 1999, o Núcleo de Eficiência Energética – NEFEN foi criado pelo Conselho Departamental da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM a partir de proposta apresentada pelo prof. Dr. Rubem Cesar Rodrigues Souza.

A criação deste Núcleo proporcionou a UFAM um papel de destaque na área de energia. Nesta época, a UFAM se tornou evidente tanto em atividades de pesquisa quanto na promoção e participação de eventos técnicos científicos e transferência de conhecimento por meio de publicações.

Em dezembro de 2001, o Ministério de Minas e Energia, reconhecendo a competência do corpo técnico do NEFEN, realizou o Convênio 012/2001 – MME, tendo a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões - UNISOL como interveniente e o NEFEN junto a UFAM como executor. O objetivo do convênio consistiu na implantação de um Centro de Formação de Recursos Humanos em Fontes Alternativas de Energia. A função do Centro de Formação era apoiar as ações do Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios – PRODEEM.

Dessa forma, foi construída uma infraestrutura que apoiou o processo de capacitação e formação de recursos humanos na área de fontes renováveis de energia. A estrutura ainda existente vem atendendo atividades de ensino em nível de graduação, pós-graduação e projetos de P&D.

Outro marco importante do NEFEN foi viabilizar a possibilidade de aporte de recursos para ações de P&D na área de energia, no âmbito dos recursos da Lei de Informática. Tal ação consistiu no credenciamento do NEFEN junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia – CAPDA e aprovação pelo mesmo do Programa Prioritário intitulado Programa de Desenvolvimento Energético Amazônico – PRODEAM, com abrangência em toda a Amazônia Ocidental.

O PRODEAM, em seu início, teve como um de seus objetivos a criação do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico – CDEAM, na condição de órgão suplementar da UFAM. Assim, em junho de 2004 deu-se a criação do CDEAM pela resolução Nº 009/2004 do Conselho Universitário da UFAM.

Fim do conteúdo da página