Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Memorial descritivo da marca do CDEAM
Início do conteúdo da página

Memorial descritivo da marca do CDEAM

Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 13h54 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 14h28 | Acessos: 125

 

 Autor: Prof. Dr. Almir de Souza Pacheco.

 

O ponto de partida para entender a marca do CDEAM é a estrela de Davi. Os elementos gráficos que compõe a estrela, segundo a Alquimia, representam a terra, o ar, o fogo e a água, como representado na imagem a seguir.

  

Fig. 01 – Origem dos elementos gráficos da marca.

 

Deve ser observado que nas figuras o elemento comum é o triângulo equilátero. Assim, tem-se na marca do CDEAM quatro triângulos representando a ÁGUA, a TERRA, o AR, e FOGO. Ao mesmo tempo, cada triângulo afirma a missão e a visão do CDEAM, uma vez que, do ponto de vista psicológico, o TRIÂNGULO representa centralização, potencialização, crescimento, gerenciamento, direcionamento, hierarquia e concentração de energia.
O símbolo criado é formado pela junção dos quatro triângulos equiláteros, convergentes para o centro (em referência a primeira palavra da sigla CDEAM) e organizados em dimensões diferentes para tornar clara a sua justaposição, formando, de maneira gestáltica, o desenho de um raio (descarga elétrica atmosférica), para reforçar a temática central do CDEAM; qual seja, ENERGIA, a qual, embora saibamos existir em abundância na região amazônica, é preciso avançar muito para saber utilizá-la com sabedoria, assim como a energia contida nas descargas elétricas atmosféricas.
Olhando o conjunto dos elementos gráficos, percebe-se ainda a figura de um cata-vento que representa uma forma antiga de usar energia de fonte renovável e que, por sua vez, representa o entendimento de que as lições do passado precisam ser aprendidas para que possamos construir um futuro melhor.
Para potencializar o significado de energia foi utilizada a cor laranja (mistura do amarelo com o vermelho) que transmite força, curiosidade, otimismo, expansão e criatividade, equilibrada pela austeridade e seriedade da cor cinza.
A geometria das letras utilizadas foi o principal critério para combinar com o símbolo e denotar precisão e expertise dos projetos e do trabalho desenvolvido pelo CDEAM.

Fim do conteúdo da página